Congresso AIPS (3): Estatutos aprovados

Os novos estatutos da AIPS foram aprovados em Seul com uma esmagadora maioria – 65 dos 68 países com capacidade de voto deram o sim. A NoNoruega levantou o problema de não estar prevista a limitação dos mandatos e Marc Ventouillac, o francês que é membro francês do Comité Executivo, fez alusão à necessidade de se pensar na sucessão do atual presidente, Giani Merlo, que vai nos 75 anos.

Ainda assim, o debate permitiu perceber que a grande maioria das associações nacionais era a favor dos novos estatutos, pelo que a aprovação foi a reação óbvia.

Giani Merlo com o presidente dos jornalistas desportivos da Ucrânia em Seul

O Congresso ouviu ainda várias apresentações de provas internacionais – a Uefa apresentou o Europeu na Alemanha com o slogan ‘Unidos no meio da Europa’, a Unesco fez uma apresentação em que sublinhou o facto de o futebol profissional ter que caminhar para a sustentabilidade. O Mundial feminino da Nova Zelândia e da Austrália também mereceu curiosidade dos congressistas (e Portugal vai estar pela primeira vez na competição).

O presidente da AIPS entregou também um troféu à associação dos jornalistas desportivos da Ucrânia. Giani Merlo garantiu que a AIPS sempre apoiou os colegas daquele país, vítima da agressão da Rússia, mostrando a solidariedade da organização  mundial. Oleksandr Glyvynskyy, por seu turno, agradeceu a distinção e formulou votos para que a Ucrânia tenha paz num futuro próximo.