Gala (5): homenagens

A tarde do dia 29 ficou marcada por muitos encontros e reencontros e também de outros pormenores de interesse. Tradicionalmente o CNID aproveita a festa para homenagens a quem se destaca e a quem ajuda o CNID, como aconteceu com a Câmara Municipal de Viana do Castelo. O presidente da AG do CNID, entregou ao presidente da Câmara, Luís Nobre, uma medalha dos 55 anos do CNID, pelo acolhimento que a nossa festa teve por todos aqueles com quem teve que contactar na cidade. De resto, a organização de Viana Capital Europeia do Desporto 2023 tem sido elogiada por toda a gente que com ela tem contactado.

Luís Nobre recebeu a medalha dos 55 anos do CNID das mãos de Santos Neves como agradecimento pela forma como o CNID foi acolhido em Viana

Viana é uma cidade cheia de encantos e de gente que faz coisas, O jornal ‘Aurora do Lima’ começou a ser publicado em 1855 e o seu diretor, Gonçalo Fagundes Meira, fez questão de evidenciar as dificuldades que enfrentam as publicações regionais, como é o caso deste jornal de Viana.Gonçalo Fagundes Meira, diretor do ‘Aurorado Lima’ no uso da palavra depois de receber o Prémio Reconhecimento

O Surf Clube de Viana tem uma enorme obra na modalidade que está no nome e na sua luta pela inclusão. E lá que a Marta Paço, que homenageámos em Portimão, em 2019, continua a desenvolver as suas capacidades e esteve outra vez na Gala do CNID. Desta vez com o seu treinador e com o presidente, João Zamith.

João Zamith, presidente do Surf Clube, agradecendo a distinção do CNID

Filipa Cunha é árbitra de futebol e já tem as insígnias da FIFA. Foi ela que arbitrou a final da Taça da Liga feminina e também recebeu um troféu Reconhecimento. No agradecimento pediu, sobretudo, que os jornalistas dessem mais atenção ao futebol feminino, porque é uma modalidade em crescimento e que precisa do apoio nesta fase.

Filipa Cunha, árbitra de futebol, já tem as insígnias da FIFA

Outro dos momentos importantes da tarde foi a apresentação do livro “A ética no desporto nas entrelinhas da imprensa”. Trata-se de uma recolha das peças jornalísticas que têm sido distinguidas nos prémios Desporto com Ética, organizados pelo Plano Nacional da Ética no Desporto com a colaboração do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto. José Lima, do PNED, e Carlos Ribeiro, coordenador da obra, apresentaram assim o livro em Viana, Os prémios são geralmente entregues na gala do CNID mas este ano a entrega foi antecipada e entregue numa cerimónia em Guimarães.

Carlos Ribeiro e José Lima, na apresentação do livro do PNED

Muito importante para ao êxito da gala foi a contribuição de Dário Rocha, que animou a tarde com a sua viola e a sua voz. Nascido em Gaia, estudou Guitarra Clássica com Francisco Gomes na Academia de Música de Viana do Castelo,  onde concluíu o Curso Secundário de Música. Prosseguiu os estudos com Román González, Begoña Larriba e António Rocha, no Conservatório Superior de Música de Vigo, sob a orientação de Margarita Escarpa. Paralelamente frequentou aulas de Guitarra Jazz com Carlos Mendes, de Guitarra Acústica com Rui Vilhena e concluiu os cursos: Electric Guitar LEVEL 3 (Grade 8) e Popular Music Theory LEVEL 3 (Grade 8) RSL (Rockschool Limited, United Kingdom). Leciona guitarra em várias escolas do Alto Minho e teve uma grande presença na Gala.

Dário Rocha, durante a sua atuação no Auditório Francisco Sampaio do Forte de Santiago da Barra