IPDJ quer apoio dos Media para pôr o povo a mexer-se mais

Vitor Pataco no Jamor, na terça dia 19, na apresentação da Semana Europeia do Desporto (Foto Carlos Matos/IPDJ)

“Precisamos dos Jornalistas e dos Órgãos de Comunicação Social para melhorarmos claramente um problema que Portugal tem – e que também é um problema europeu – que é o da pouca atividade física dos cidadãos”, disse o presidente do Instituto Português do Desporto e a Juventude.

Vitor Pataco encontrou-se terça-feira, dia 19, no Edifício da Canoagem, no Jamor, com um grupo de editores de vários órgãos de comunicação, e também com a presença do presidente do CNID-Associação dos Jornalistas de Desporto, no quadro também da apresentação da Semana Europeia do Desporto, que este ano se realizará de 23 a 30 deste mês e conta com mais de duas mil iniciativas formais.

Portugal aparece sempre nas últimas posições do Eurobarómetro quando se trata de medir a atividade física dos cidadãos, embora estudos recentes mostrem que, se se utilizarem outros métodos e outras perguntas, na realidade comparamos bem com os outros países europeus. Ainda assim, há um problema porque os níveis ainda são relativamente baixos que se traduz depois em gastos na saúde e não só.

Em Portugal, a estrutura passa por clubes, autarquias, estado e o IPDJ quer ter uma ligação direta aos cidadãos. “Para isso precisamos muito de vocês, Jornalistas. Vamos ter campanhas publicitárias para divulgar, mas só isso não chega, precisamos que a mensagem passe com fluidez, através da vossa criatividade, da vossa iniciativa, da inteligência. Temos que levar mais gente para a coluna dos ativos e isso só se consegue com o envolvimento de todos”, disse ainda o presidente do IPDJ, que falou ainda de uma ferramenta importante. Nomeadamente o Portal SUAVA (Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa) que recolherá todos os dados relativos a esta matéria, dados esses que estarão à disposição de quem os quiser consultar. Trata-se de um investimento forte, de 2,7 milhões de eurps. O programa Be Avctive, que é da Comissão Europeia, tem em Portugal vários embaixadores como os cantores Anjos, Joana Schenker, Ana Cabecinha, Diana Gomes e vários outros, que o IPDJ tentará que possam ter uma participação mais ativa e com mais exposição mediática.

SEMANA EUROPEIA DO DESPORTO

Na mesma altura, Vitor Pataco apresentou a 7ª Semana Europeia do Desporto, que tem mais de duas mil iniciativas por todo o país e que estão viradas para a inclusão, para a igualdade, tudo dentro da preocupação com a atividade física e com a saúde. Dirigida aos jovens e aos menos jovens, aos que são portadores de deficiência também, tem início sábado dia 23, simbolicamente em Lisboa e em Viana do Castelo (que é Cidade Europeia do Desporto) e termina no dia 30. A ideia é a promoção da vida o mais saudável possível durante a semana – que obviamente decorre em toda a Europa – e todos os dias além dela. No ano passado, estima o IPDJ, estiveram envolvidas na SED cerca de 2,5 milhões de pessoas.