Prémios do COP para os melhores de 2023

José Manuel Constantino ovacionado de pé

Os prémios do Comité Olímpico de Portugal (COP) foram entregues na quinta-feira, dia 16, durante a Celebração Olímpica 2023, que reuniu cerca de 400 participantes no SUD Hall Lisboa.
Os premiados foram os seguintes:
— Prémio Excelência Desportiva
INÊS BARROS (Tiro com Armas de Caça)
FERNANDO PIMENTA (Canoagem)
— Prémio Juventude
FRANCISCA VESELKO (Surf)
JOÃO NUNO BATISTA (Triatlo)
— Prémio Mérito Desportivo
GABRIEL MENDES (Ciclismo)
PEDRO BRANDÃO (Natação)
— Prémios Campeões do Mundo
FERNANDO PIMENTA (Canoagem)
IÚRI LEITÃO (Ciclismo)
JOÃO RIBEIRO (Canoagem)
MESSIAS BAPTISTA (Canoagem)
— Prémio Prestígio
SPYROS CAPRALOS (Comités Olímpicos Europeus)
— Prémio Investigação Científica
JOSÉ ANTÓNIO MAIA (Universidade do Porto)
— Prémio Educação Olímpica
GUSTAVO MARCOS (Jogos de Quelfes)
— Troféu Olímpico
CLUBE NÁUTICO DE PONTE DE LIMA
— Ordem Olímpica Nacional
VASCO LYNCE


Um dos momentos altos da noite foi a distinção entregue ao presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, por Spyros Capralos, presidente dos Comités Olímpicos Europeus (COE), “pelo grande trabalho que tem feito em prol do desporto”.
“O vosso presidente é uma grande personalidade no Movimento Desportivo. A ovação que lhe deram de pé mostra o grande respeito”, acrescentou o presidente dos COE.

Os desafios suscitados pelos Jogos Olímpicos de Paris, no próximo ano, foram um dos temas abordados por José Manuel Constantino no seu discurso: “Temos um compromisso com as metas e objetivos desportivos traçados com o Governo no âmbito do Programa de Preparação Olímpica, e assim junto dos portugueses. Mas também temos, no plano institucional, um compromisso com a numerosa comunidade portuguesa em Paris que, na Casa de Portugal, encontrará na Cidade-Luz um espaço de comunhão da cultura lusófona, de conhecimento do mercado empresarial de origem portuguesa em França, vibrando com o desempenho dos nossos atletas”.