“Quinas de Ouro” homenageou a Formação

A Gala Quinas de Ouro 2023 teve como tema ‘Futebol de Base’, ou ‘Formação’ e teve muitos homenageados, de Ede, o herói de 2016, elevado a embaixador da Seleção, até Aurélio Pereira, que tantos craques descobriu e treinou, a Bernardo Silva, Ruben Dias e Pepe.

Foi na segunda-feira, dia 20, no Centro de Congressos em Lisboa, uma noite sempre com uma organização cuidada da Federação Portuguesa de Futebol. Muitos miúdos convocados, de todo o país, a darem um grande ambiente à festa anual da FPF. E também muita gente ligada ao Jornalismo, de Vitor Serpa a José Manuel Delgado, ainda de A Bola, Nuno Ferreira, diretor-geral da SportTv, Jorge Pavão Sousa, diretor-geral da Dazn-Eleven em Portugal, o diretor de Programas da RTP José Fragoso, Jorge Maia, diretor-adjunto de O Jogo, Sérgio Krithinas, diretor-adjunto de Record, Joaquim Oliveira. O presidente do CNID-Associação dos Jornalistas de Desporto, Manuel Queiroz, também esteve presente, tal como o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Luís Simões.

Aurélio Pereira recebe o troféu Quinas de Ouro da mão do presidente Fernando Gomes

Muitos presidentes de associações, os treinadores da FPF, com Roberto Martinez e Jorge Brás à cabeça, presidentes de clubes como Rui Costa e Frederico Varandas, o presidente da Liga Portugal Pedro Proença. O anfitrião era o presidente da FPF Fernando Gomes, acompanhado de toda a direção e num momento particularmente feliz, já que a Seleção tinha completado, pela primeira vez, uma qualificação para uma grande prova só com vitórias.

Eder feliz a apontar para o seu troféu (Foto FPF)

Um dos pontos altos foi a recreação em direto do relato do golo de Eder a cargo de Alexandre Afonso e Nuno Matos, então ambos na Antena 1, na inesquecível noite de 10 de junho de 2016, quando Portuga bateu a França na final do Campeonato da Europa. Andreia Sofia Matos (Canal 11) e o ator Lourençp Ortigão com o apoio sempre especial de Cândido Costa nas entrevistas, nomeadamente a alguns dos muitos jovens, jogadores, jogadores e também árbitros-

O evento foi promovido pela Federação Portuguesa de Futebol, Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol e tinha regressado no ano passado, depois de interrupção devido à covid-19.