Já se iniciou a Cidade Europeia do Desporto Viseu 24

O momento em que Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana, que foi CED em 2023, entregava a bandeira a Viseu, na passagem de testemunho para a CED Viseu 24

Viseu acolheu no sábado, dia 20 de janeiro, a Gala de abertura da Cidade Europeia do Desporto 2024, que durante este ano vai animar a cidade e toda a região, com inúmeros eventos ligados ao desporto, de competições a congressos e à Gala anual do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto.

Com o Pavilhão Multiusos cheio, a gala, apresentada por Andreia Sofia Matos (Canal 11) encheu a pista de luz, cor, muitos atletas e representantes de clubes, ao longo de cerca de duas horas, num espetáculo feito por gente de Viseu na sua totalidade, como salientou o presidente da Câmara, Fernando Ruas.

Entre os muitos presentes saliente-se Carlos Lopes, o campeão olímpico da maratona que é de Vildemoinhos, o treinador e antigo internacional de futebol Paulo Sousa, o ex-secretário de Estado João Paulo Rebelo. António Silva (Benfica) e João Félix (Barcelona) embaixadores da organização, participaram através de videos. Muitos convidados como a presidente da Fundação do DesportoSusana Feitor, o presidente da Federação de Atletismo, Jorge Vieira, e muitos outras personalidades. Vitor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude representou o secretário de Estado ainda em funções, João Paulo Correia.

Gianfrancesco Lupatelli, presidente da Associação das Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa) salientou o interesse que tem despertado em Portugal e em toda a Europa, e agora também no Brasil, esta organização que procura desenvolver o desporto para todos e o bem estar.

Vitor Pataco sublinhou a presença de Carlos Lopes, que de resto deu o nome à mascote escolhida (‘Carlitos’) e como Viseu tem todas as condições para fazer uma grande Cidade Europeia do Desporto.

Fernando Ruas lebrou que Viana do Castelo, a CED 2023, pôs a barra muito alta com uma organização considerada de excelência e que Viseu pretende emular. Agradeceu aos clubes e aos atletas tudo o que têm feito e manifestou a esperança de que Viseu possa sair desta organização como uma cidade ainda melhor para viver porque terá mais condições para a prática do desporto.

IMG_8203