Faleceu António Florêncio

António Florêncio 1942-2024; presidente do CNID entre 2005 e 2017

O CNID está de luto. António Florêncio, presidente do CNID entre 2005 e 2017, faleceu hoje, sábado, na sua casa em Bussum, a 30km de Amesterdão, na Holanda, onde tinha residência há muitos anos. O funeral está marcado para dia 24, na Holanda.

António Luís Pereira Florêncio nasceu a 22 de Março de 1942 em Lisboa, era casado com Sybella. O casal que teve dois filhos, Rui e Nicole. Foi correspondente internacional de A Bola, foi também jornalista de O Jogo, da Rádio Renascença e de outros órgãos. Era muito amigo do treinador Artur Jorge e esteve com ele no Matra Racing e no PSG, bem como no Benfica.

Homem dos sete instrumentos, fez de quase tudo na vida, desde cantar até colaborar na organização do Euro 2004, ele que foi muito importante também na peuena equipa que conseguiu que a UEFA entregasse a Portugal a sua organização. Conhecia muito bem os corredores da UEFA e da FIFA, os seus dirigentes (como Joseph Blatter, primeiro secretário-geral e depois presidente da FIFA). O mundo era a sua casa e era um lisboeta que se adaptava ao que fosse preciso. Desde que houvesse puré de batata, estava tudo bem.

ENTREGA DO PREMIO ATLETA DO ANO 2006 CNID
COP
VICENTE MOURA, VANESSA FERNANDES, ANTONIO FLORENCIO
23-10-2006
GIKA CANOSO

Era amigo de grandes nomes do futebol – Johan Cruyff, por exemplo, , de que era visita de casa e a quem fez várias entrevistas para A Bola. Não havia jornalista habituado aos grades palcos internacionais que não o conhecesse, ate porque falava fluentemente seis línguas – Português, Francês, Inglês, Espanhol, Italiano e neerlandês – tinha facilidade em se entender com todos.  Na Holanda era amigo dos grandes jornalistas  do país, até pela sua presença assídua nas bancadas de Imprensa dos seus estádios.

Como presidente do CNID esteve ligado a questões importantes, como a escolha para fazer parte do Conselho Nacional do Desporto, importante órgão de aconselhamento do Governo na área do Desporto e – o CNID continua hoje a faze parte do CND. Lutou também bravamente pelos direitos de os sócios doCNID terem acesso aos jogos da Liga de Futebol e aí não teve sucesso, no que continua a ser uma decisão incompreensível do futebol profissional português.

JOSE MOURINHO E ANTONIO FLORENCIO.GALA DO 40∫ANIVERSARIO DO CNID.
15-05-CASINO LISBOA
FOTO JO√O TRINDADE/IMAGEM DIGITAL

Muitas mensagens nos têm chegado, desde a Federação Portuguesa de Futebol aos antigos secretários de Estado Hermínio Loureiro e Alexandre Mestre, até um grande número de jornalistas e deles daremos conta proximamente aqui no site.

À família de sangue do António Florêncio, o CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto apresenta as mais sentidas condolências. Aos Jornalistas de Desporto, faz um apelo – o de que honrem a memória de um homem bom, de um Jornalista que amava o Jornalismo A Direção discutirá na próxima reunião a melhor forma de homenagear um dos seus presidentes.

António Florêncio com Eusébio