Congresso AIPS 1: Primeiras notas

Centenário em Santa Susanna

 

A praia de Santa Susanna, a 55 quilómetros de Barcelona (no caminho para Girona) recebe o 86º Congresso da Associação Internacional da Imprensa Desportiva (AIPS), no Hotel Atzavara. Chove muito, mas apesar de tudo trata-se do Congresso do centenário, porque a AIPS foi fundada em 1924, em Paris, também então a acolher os Jogos Olímpicos. Este ano, a 6 de Agosto, na sede da Unesco na cidade-luz, se vai realizar uma jornada de comemoração. Antes, a 22, o Presidente francês, Emmanuel Macron, quer receber toda a Imprensa desportiva no Eliseu, antes dos JO.

Gustavo Rotstein, da TV Globo, benfiquista dos tempos em que viveu em Aveiro

AIPS Media Awards

Ontem à noite realizou-se a cerimónia de entrega dos AIPS Media Awards, no Pavilon, aqui em Santa Susanna. A menina dos olhos de Gianni Merlo, presidente da AIPS, distinguiu gente de vários continentais, trabalhos que podem ser vistos em aipsmedia.com. Gustavo Rotstien, carioca, veio receber em nome de uma equipa de cinco elementos (dois repórteres dois produtores e um cenegrafista) da TV Globo, que ganhou o prémio para Reportagem video curta. É a história da Irmã Isabella, do Acre, no interior,  jogadora de futebol e que faz grande trabalho social. Roststein viveu em Aveiro onde ainda tem família, confessa-se benfiquista mas viu mais jogos no Dragão, trabalhou para O Jogo e outros órgãos de comunicação em Portugal mas há vários anos que está no Brasil e na Globo.

 

Jaap de Groote

Antigo chefe da secção desportiva do De Telegraaf holandês, um bom amigo do nosso António Florêncio, hoje trabalha para televisões da Austrália e dos EUA e também da Holanda, ou ainda para outros OCS na internet. O jornal foi comprado por uma companhia belga e foi ultrapassado pelo AD no que ao desporto diz respeito. “Saí porque quis e estou satisfeito”, diz-me. Conversámos sobre vários temas e deixou uma ideia. “Hoje digo sempre que quando se tem uma notícia exclusiva, dou-a logo mas guardo parte das informações. E não cito ninguém – se citar, alguém da concorrência vai falar com ele e dá a notícia como sua. Passadas umas horas, dou o resto”. É a maneira de fazer render a notícia, nestes tempos de Jornalismo do imediato. Jaap foi um dos jurados nos Prémios da AIPS.

Edwin Moses, multicampeão dos 400m barreiras, durante a sessão com a AIPS em Santa Susanna

Edwin Moses

Estes primeiros dias – o Congresso mesmo é amanha, quarta-feira -são preenchidos com um programa variado. Edwin Moses lançou um filme sobre a sua vida e sobre os quase dez anos seguidos em que não perdeu  uma prova (1977 a 1987). Esteve numa das sessões a contar como o seu pai era oficial do exército, como ele nem sequer pensava ser atleta (estudava engenharia) e como passou a fazer 13 passos entre cada barreira. Simples, direto, continua um campeão. O filme, autobiográfico, chama-se mesmo “Edwin Moses – 13 passos” e nele falam, entre outros, Spike Lee e Samuel L. Jackson, que Moses explicou foram seus amigos de infância, “Desde 1997 que pensei neste filme, que ainda por cima tem sequências filmadas pelo meu pai, que tinha uma câmara de 9mm”, contou.