CNID defende colaborador de Record de atitude abusiva do Torreense

O CNID teve conhecimento da interdição do colaborador do Record, Duarte Nuno Gomes, aos jogos em casa do Sport Clube União Torreense.


Alega o Diretor de Comunicação e Marketing do clube de Torres Vedras que foram publicadas notícias falsas nas páginas do jornal Record, assinadas por este colaborador, e exige que o mesmo se retrate.

O trabalho dos colaboradores da imprensa nacional junto dos clubes é uma ajuda preciosa à investigação e divulgação jornalística, oferecendo um reconhecimento da atualidade junto de fontes de proximidade. O trabalho de Duarte Nuno Gomes ao longo dos anos tem sido reflexo dessa dedicação e conhecimento.

Ao proibir este colaborador de aceder aos jogos em casa do Sport Clube União Torreense, a sua Direcção de Comunicação e Marketing revela um profundo desconhecimento da linha de responsabilidade assumida para a publicação de notícias, imiscui-se numa decisão que só ao jornal Record diz respeito, na distribuição de trabalho aos seus jornalistas e colaboradores, e tenta usar de poder abusivo sobre alguém que acredita estar em posição de fragilidade perante a instituição.

Tudo isto é inaceitável, coloca em causa a liberdade de imprensa e demonstra uma cultura abusiva na relação com os jornalistas. O CNID vem por este meio contestar as alegações do Diretor de Comunicação e Marketing do Sport Clube União Torreense e defender a liberdade das opções editoriais do jornal Record e o direito do colaborador Duarte Nuno Gomes aceder às instalações do clube se para isso for indicado pela entidade com a qual colabora.

Lisboa, 7 de Maio de 2024

A Direção do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto
Enviado do meu iPhone