Gala em Viseu (7): os Jornalistas

Os prémios para os Jornalistas são sempre um dos grandes momentos da festa e, como sempre, nenhum dos distinguidos faltou. Ribeiro Cristóvão, 84 anos, mostrou a jovialidade de sempre ao receber o Prémio Carreira, David Novo e Fernando Eurico sublinharam a importância de receber estes Prémios CNID, até porque vem dos seus pares profissionais, Rita Silva Vieira (Prémio Revelação Vítor Santos) não deixou de mencionar os problemas que o seu grupo, Global, passou este ano e que ainda não estão completamente regularizados do ponto de vista salarial, enquanto os homens do Zerozero, pelo contrário, puderam colocar em evidência que a empresa tem crescido em número de jornalistas ao longo dos anos.

Octávio Passos (Getty Images) recebeu o Prémio Fotojornalismo e agradeceu a todos os que o ajudaram na carreira, desde o Funchal, cidade onde nasceu. Um fotógrafo jovem e de grande valia.

Deixa-se a seguir o texto que a Filipa Pereira leu no momento do agradecimento, pela sua importância:

“Só percebi a importância que (o prémio) tinha para mim hoje. Quando o recebi. Sobretudo depois de um ano tão difícil, de renascimento..
Agradecer ao CNID o prémio Televisão 2024, quando estou prestes a completar 20 anos de profissão e num ano em que partilho o momento com o António Ribeiro Cristóvão. É uma honra.
Há pessoas que não posso deixar de nomear: o meu primeiro editor e grande impulsionador António Cancela – nunca esquecerei -, a minha companheira e chefe de sempre, Elisabete Marques, o meu diretor Ricardo Costa e este ano particularmente, e porque teve um papel marcante numa mudança muito importante da minha vida pessoal e profissional, o Pedro Cruz (falecido recentemente) . Não esqueço os amigos ou colegas que se juntam a mim neste momento de satisfação.
Por fim e mais importante, a minha família. A família que me formou e me ajudou a chegar aqui – o meu pai, a minha mãe, a minha irmã.
E o meu marido Alexandre Carvalho e os meus filhos.
Foi curiosamente no momento em que fui mãe que me senti mais confiante e forte para lutar pelo que quero. Não sem grande sacrifício de todos, mas juntos, mesmo nos momentos em que não estamos fisicamente próximos, somos mais fortes. Este prémio é nosso.
Finalmente uma reflexão.
Reparei que este prémio tem sido atribuído nos últimos anos a mulheres, algumas com longa carreira no jornalismo desportivo. Éramos muito poucas quando comecei há 20 anos. Crescemos sem dúvida em número, mas ainda temos um longo caminho a percorrer para deixarmos de ser uma espécie de corpo estranho nesta mini comunidade.
Aliás, este é um momento difícil para o jornalismo, o jornalimo televisivo e o jornalismo desportivo em particular. Vou lutar sempre para que deixe de ser olhado como um parceiro menor na classe e, sobretudo, para que voltemos a ser olhados com a dignidade, a credibilidade e o respeito de outros tempos. Pelo público e pelos protagonistas.
Não deixemos que nos tentem transformar em pontes sem cancelas.
Obrigada.

Ribeiro Cristóvão – Prémio Carreira David Sequerra, um dos grandes comunicadores portugueses, da Rádio Renascença e depois das televisões RTP e SIC

Filipa Pereira (SIC), recebeu o Prémio Televisão Alves dos Santos, falou da importância das mulheres no Jornalismo desportivo

Luís Rocha Rodrigues foi receber o Prémio Jornalismo Online em nome do zerozero.pt com Pedro Jorge Cunha e Humberto Ferreira

Rita Silva Vieira (O Jogo),Prémio Revelação Vitor Santos, cujo talento vai da escrita ao podcast, num claro sinal dos novos tempos do JornalismoFernando Eurico (Antena 1) foi distinguido com o Prémio Rádio Artur Agostinho, ele que é um dos profissionais mais capazes e diversificados da rádio portuguesa

Octávio Passos (Getty Images) – Prémio Fotojornalismo Nuno Ferrari, foi dele a foto de capa do diário espanhol Marca no dia a seguir ao Sporting Braga-Real Madrid

David Novo (Record), Prémio Imprensa Escrita Neves de Sousa, também ele um Jornalista multiplataforma, no Jornal, no site, na TV, com grande capacidade de adaptação