Dezenas de embaixadores e representantes de de países com relações diplomáticas com o nosso país estiveram esta sexta-feira, dia 10, na Cidade do Futebol na abertura da exposição intitulada ‘Futebol para a Paz’, organizada pela delegação em Portugal da Academia Diplomática de Espanha com o apoio do CNID, da Federação Portuguesa de Futebol e da Rádio Renascença.
O CNID esteve representado pelo seu presidente, pelo vice António Simões e pelo secretario-geral Murillo Lopes.
“Futebol para a Paz” tem como atração 100 camisolas de seleções nacionais – algumas delas personalizadas, outras autografadas – expostas na FPF Arena Portugal e que foram apreciadas e muito fotografadas por mais de 80 representantes diplomáticos, entre outros convidados. Saliente-se que a Arena é a terceira fase da Cidade do Futebol, inaugurada há poucas semanas, representando mais um passo no desenvolvimento da Federação Portuguesa de Futebol. Dentro de algum tempo será inaugurada a quarta e última fase da Cidade do Futebol.
O presidente da FPF, Fernando Gomes, abriu a exposição e assinalou que o evento celebra “não apenas o desporto que tanto nos apaixona, mas também a sua capacidade de unir povos, culturas e nações”. Daí a sua importância de iniciativas imo esta.
Jorge Antas de Barros, delegado da Academia de la Diplomacia, começou por ler uma mensagem do embaixador de Portugal em Espanha, João Mira Gomes, e agradeceu aos restantes parceiros da iniciativa, o CNID (Associação de Jornalistas de Desporto) e o grupo Renascença.
Antas de Barros destacou o propósito de “mostrar que o desporto abre portas e não as fecha”, sublinhando que o “desporto não é política, o desporto é sociedade”. O delegado da Academia sublinhou ainda a importância de o evento “transmitir uma mensagem que pretende cativar a atenção das pessoas no Mundo, sobretudo os jovens, com uma linguagem que é universal, o que facilita a comunicação e o entendimento entre os povos”.
Fernando Gomes presenteou a Academia de la Diplomacia com uma camisola com a mensagem PAZ escrita, e Antas de Barros ofereceu um diploma à FPF.