
Manuel Sérgio (Créditos CF Belenenses)
Faleceu aos 91 anos, no dia 19 de Fevereiro, Manuel Sérgio, filósofo, professor catedrático, doutor em Motricidade Humana, fundador e presidente do Partido da Solidariedade Nacional (PSN, já extinto). Foi deputado, também, à Assembleia da República e continuava a ser sócio da nossa associação..
Sérgio foi ainda, nvestigador e conferencista emérito, no domínio das Ciências Humanas e Provedor da Ética no Desporto no âmbito do PNED (Plano Nacional da Ética no Desporto) sob a tutela do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude). Era sócio da Associação Portuguesa de Escritores (APE).
Actualmente era o sócio número 6 da nossa Associação de Jornalistas Desportivos (CNID), tendo registado a sua inscrição no ano de 1978 e tratava sempre o CNID e os seus representantes com um carinho tocante.
Manuel Sérgio Cunha nasceu em Lisboa a 20 de Abril de 1933. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1977) e doutorou-se no antigo Instituto Nacional de Educação Física (INEF, na antiga Universidade Técnica de Lisboa,) hoje denominado por Faculdade de Motricidade Humana (FMH,1986) onde fez, aliás, a agregação (1988) e onde exerceu uma das várias docências do seu percurso académico de sucesso.
Amigo do CNID, desde sempre, e conselheiro de muitos de nós, que dele bebemos muito do seu sábio e humanista conhecimento, Manuel Sérgio assentou cátedra em várias instituições do Ensino Superior, de onde se aposentou, a saber: Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade Técnica de Lisboa; Universidade Fernando Pessoa, (Porto); Instituto Superior da Maia (ISMAI). E também na Faculdade de Educação Física, da Universidade Estadual de Campinas (Brasil).
Como reconhecimento pelo seu valioso trabalho científico, associando o Desporto à Cultura, por exemplo, o Estado português agraciou Manuel Sérgio com a Comenda da Ordem da Instrução Pública e com o Colar de Honra do Mérito Desportivo.
Por seu turno o governo brasileiro e as Forças Armadas do Brasil distinguiram-no com as respectivas Medalhas de Mérito Desportivo.
A Câmara de Almada congratulou-o com a Medalha de Ouro Municipal e o seu clube de sempre, C.F.”Os Belenenses”, onde foi dirigente, premiou-o como Sócio de Mérito.
PRÉMIO PRESTÍGIO
DO CNID EM 2017
Em Maio de 2017,durante a Gala dos 51 anos do CNID, no Museu do Desporto, em Lisboa, a Direcção da nossa Associação, então liderada por António Florêncio, homenageou Manuel Sérgio com o nosso maior galardão, o “Prémio Prestígio”, cujo patrono, Fernando Soromenho, foi fundador e primeiro Presidente da Direcção do CNID. .
Na II Parte desta resenha histórica traremos a público notas interessantes sobre os mais de 40 livros que Manuel Sérgio publicou,para além das centenas de textos surgidos em jornais como a “República”, “ABola”, “Record”, e em várias revistas. E neles a essência do pensamento sergiano com base na articulação entre o movimento do corpo e o espírito (alma), é muito clara e evidente.
MURILLO LOPES