
Fernando Gomes fotografado na sede do COP após a sua eleição (Foto Francisco Paraíso/COP)
Fernando Gomes é o novo presidente do Comité Olímpico de Portugal, ao obter 57% dos votos expressos na eleição que decorreu esta quarta-feira na sede da instituição em Lisboa.
O ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol teve 103 votos, 80 dos quais correspondentes a 20 federações de desportos olímpicos e os restantes a federações não olímpicas e associações de vária índole, com um voto, entre as quais se encontra o CNID, que votou, através do presidente Manuel Queiroz, mas não anunciou o sentido d9 seu voto. A decisão foi colegial, tomada em reunião alargada da direção, em que se ouviram também as opiniões de vários membros dos outros órgãos sociais e a decisão não foi fácil. Os dois Candidatos mereciam-nos grande respeito e entendeu-se que não devíamos fazer alarde público e tentar influenciar outros.
A lista derrotada era encabeçada por Laurentino Dias, ex-secretário de Estado do Desporto, que teve 78 votos, 52 dos quais correspondentes a treze federações olímpicas.
Os dois candidatos passaram o final da tarde na sede do COP e cumprimentaram-se depois da proclamação dos resultados por Vasco Lynce, presidente da Comissão Eleitoral.
Fernando Gomes, numa pequena declaração de vitória, salientou o trabalho da Comissão presidida por Vasco Lynce e a independência que demonstrou e disse que iria convocar “uma primeira reunião magna” com todos as federações e atletas para ouvir todos. “É uma honra ter sido eleito pelo Movimento Olímpico para Presidente do COP e poder continuar a servir Portugal”, disse Fernando Gomes.
Muita gente esteve na Travessa da Memória à espera dos resultados, representantes de ambas as listas. Um casal em especial particularmente feliz: Rosa Mota e José Pedrosa. Rosa era candidata pela lista vencedora e ambos foram importantes na procura dos votos necessários com9 aliás tinham sido há doze anos, na primeira eleição de José Manuel Constantino.
Manuel Queiroz