Os Prémios Reconhecimento

 

José Neves (AF Porto), Emanuel Silva (Comissão dos Atpetas Olímpicos), Henrique Calisto, João Fonseca (antigo guarda-redes de Leixões, Benfica, FC Porto), Fernando Rocha e as campeãs do vólei do Leixões

Humberto Silva, glória do voleibol leixonense, com o presidente do CNID e o belo Troféu Reconhecimwnto

 

Os Troféus Reconhecimento permitem à Direção do CNID reconhecer grandes vultos ligados ao desporto e que hoje estão noutras atividades.

Henrique Calisto (nas vésperas de se tornar presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol e administrador da Matosinhos Sport), Fernando Rocha (que se retirou no final da época passada após arbitrar a final da Euroliga de basquetebol), Artur Soares Dias (árbitro de futebol que terminou a carreira depois de apitar a final da Conference League 2024), Humberto Silva (antiga glória do voleibol do Leixões SC)  e as meninas (hoje senhoras) que se sagraram campeãs nacionais de voleibol entre 1976 e 1986, onze anos seguidas – Emilia Pereira, Teresa Costa Pereira, Helena Ferreira , Ilda Costa, Maria José Brandão, Fátima Rosas, Fátima Pinto, Paula Rocha, Rosi Grilo, Rosário Mengo, Clara Galante,  Palmira Castro, Fátima Cerqueira, Renata Alves – não esteve Arminda Alves, porque se encontrava de férias).

Paula Rocha foi ao púlpito para falar no seu tio, o prof. Costa Pereira, que era o treinador da equipa. ‘Andava pelas ruas de Matosinhos e se via alguma rapariga alta parava e dizia-lhe: ‘Não queres vir para o vólei?’. Ele tinha que estar sempre atento e a fechar a porta do pavilhão, porque iam para lá uns rapazes para nos verem as pernas e assim’, contou. Teresa Costa Pereira era filha do treinador e faltou outra, Cristina, que não pôde comparecer.

A Fernando Rocha, vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos foi também entregue um Troféu Reconhecimento por todo o apoio dado ao CNID para esta festa.