Prémio de Imprensa “Desporto com Ética”

  • ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES

Já se encontram abertas as candidaturas para a edição 2018 do “Prémio de Imprensa Desporto com Ética“, destinado a jornalistas profissionais e/ou colaboradores/as de órgãos de comunicação social portuguesa, com sede em Portugal Continental, nas Regiões Autónomas ou no estrangeiro, desde que ligados à diáspora portuguesa.

O Instituto Português do Desporto e Juventude pretende com este concurso incentivar a publicação de textos originais, na imprensa escrita ou digital, publicada em meios nacionais ou regionais de imprensa desportiva ou generalista, sobre Ética no Desporto.

Serão aceites artigos publicados entre 1 de abril de 2018 31 de dezembro de 2018.
As candidaturas decorrem até ao próximo dia 31 de janeiro de 2019.

Prémio de Imprensa “Desporto com Ética” é promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (através do Plano Nacional de Ética no Desporto) e pelo Clube Nacional de Imprensa Desportiva / Associação dos Jornalistas de Desporto.

O regulamento do Prémio está aqui disponível.

O formulário de candidatura está aqui.

Câmara Municipal de Braga agradece colaboração do CNID na “Cidade Europeia do Desporto”


A Câmara Municipal de Braga agradeceu publicamente, no sábado (12 de janeiro), às muitas dezenas de entidades que colaboraram na impressionante Cidade Europeia do Desporto – 2018.

O CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto foi um dos distinguidos

Relembre-se que a Gala dos Prémios CNID 2018 decorreu no magnífico cenário do Bom Jesus (Braga) e teve significativo apoio da autarquia bracarense.

O CNID esteve representado na cerimónia pelo vice-presidente Mário Martins, que reiterou ao presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, os agradecimentos do nosso Clube.

Braga foi considerada a melhor Cidade Europeia do Desporto de 2018 e, mesmo, a melhor de sempre.

Ricardo Rio entrega a Mário Martins a placa atribuída ao CNID, na presença da vereadora do Desporto da autarquia bracarense, Sameiro Araújo (à direita)

“O Futebol Nacional e a sua Regulamentação”

  • INSCRIÇÃO GRATUITA PARA SÓCIOS DO CNID

A Federação Portuguesa de Futebol, através da Portugal Football School, e o CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto convidam V. Exa. a participar no Seminário “O Futebol Nacional e a sua Regulamentação” que vai decorrer na Cidade do Futebol no dia 28 de janeiro.

O programa do seminário inclui conferências sobre temáticas da maior relevância na área do Direito do Desporto, que serão proferidas por José Manuel Meirim (Presidente do Conselho de Disciplina da FPF), Marta Cruz (Diretora Jurídica da FPF) e João Leal (Diretor de Registos e Transferências da FPF), e a cerimónia de lançamento da Revista de Direito do Desporto.

As inscrições são gratuitas, para os jornalistas portadores de título profissional válido e para os sócios do CNID. Para proceder à inscrição é necessário preencher este formulário.

O prazo de inscrição termina no dia 22 de janeiro.

Luca Modric e Ester Ledecka conquistam prémios da AIPS

O futebolista croata Luka Modric (Real Madrid) e a esquiadora checa Ester Ledecka são os vencedores da edição de 2018 dos prémios European Sportsman e Sportswoman of the Year, promovidos pela Associação Internacional da Imprensa Desportiva (AIPS, na sigla em inglês).

Atrás de Luka Modric ficaram os tenistas Novak Djokovic (Sérvia) e Roger Federer (Suíça). Ester Ledecka ficou à frente da tenista romena Simona Halep e da futebolista norueguesa Ada Hegerberg.

Tratou-se da 36.ª votação anual promovida AIPS – EUROPE, a maior seção continental da AIPS, criada em 1977. Desde 2003, o prémio para os atletas masculinos tem o nome de Frank Taylor, em homenagem ao ex-presidente da AIPS e da UEPS, enquanto o prémio feminino distingue Evgen Bergant, ex-líder da UEPS.

Mensagem aos sócios

Prestes a completar o primeiro ano de atividade, a Direção do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto apresenta calorosas saudações e envia algumas informações sobre a vida da nossa instituição.

Prezado(a) Consócio(a)

A principal preocupação foi continuar o trabalho de diversas gerações de dirigentes, designadamente estando atento aos problemas dos jornalistas no seu dia a dia, procurando tomar posição pública quando estão sob ameaça princípios fundamentais.

Outra preocupação foi a organização da cerimónia anual de entrega dos Prémios CNID, que este ano decorreu em Braga com assinalável brilho e para a qual foram convidados todos os sócios. Embora poucos tenham comparecido, o que se lamenta, até porque foi um êxito.

Tentámos, embora sem a regularidade que desejamos, manter o contato com os associados, através do envio de e-mails e, sobretudo através do nosso renovado “site” (cnid.pt) e da página do Facebook. 

Queremos informá-lo(a), em primeira mão, de uma nova iniciativa: decidimos criar o Prémio CNID Desportivismo, para distinguir os praticantes desportivos que se destaquem por atos de especial fidelidade aos ideais do desporto. O prémio, que começa a ser atribuído em Janeiro de 2019, pode ser entregue mensalmente, se existirem candidatos. Para isso, pedimos a sua colaboração, fazendo-nos chegar a indicação de atitudes de fair-play que mereçam ser publicamente distinguidas. Dentro em breve será publicado o respetivo regulamento.

Continuar a ler

AOP festejou 32 anos no Lisboa Ginásio Clube

Os 32 anos de promoção dos valores olímpicos e de intervenção pedagógica da Academia Olímpica de Portugal (AOP) foram comemorados, em Dezembro, no ambiente saudável do histórico Lisboa Ginásio Clube.

Com um programa diversificado, muito bem estruturado, a Academia Olímpica de Portugal, presidida por Tiago Viegas, comemorou o aniversário tendo como pano de fundo o seu contributo para a construção de uma sociedade melhor, através de uma interligação irrecusável:  cidadania – desporto – valores olímpicos.

Foi neste quadro que o Prof. Dr. Joaquim Vicente Rodrigues, docente no ISCTE e presidente da Assembleia Geral do Lisboa Ginásio Clube (LGC), apresentou uma comunicação intitulada “Valores olímpicos e cidadania”, reiterando a importância dos três valores olímpicos fundamentais: Excelência – Respeito – Amizade.

Palavras de incentivo para a AOP foram proferidas também por José Manuel Constantino, presidente do COP, e pelo arquitecto Jorge Marcelo, presidente da Direção do LGC. Tiago Viegas, por seu turno, manifestou a gratidão pela qualidade destes apoios e manifestou grande vontade e empenho para que a  AOP possa percorrer sem desvios o caminho certo trilhado pelos seus antecessores.

Momento especial neste tipo de reuniões é a homenagem aos novos membros ou associados. A AOP distribuiu emblemas e diplomas aos seguintes seus novos membros: Ana Carolina Nascimento Ramos, Catarina Gomes Teixeira, José Carlos Pereira Simões, Jorge Manuel Dias Ferreira e José Germano Francisco Corroio.

Foram exibidos documentários sobre a atividade da AOP ao longo do ano de 2108 e sobre a exposição de mascotes olímpicas. Houve exibições de algumas classes de ginástica do LGC, de elevado nível técnico. A cerimónia incluiu ainda a visita à bonita e rica sala de troféus do LGC.O CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto, que formula votos de longa vida para a AOP, esteve representado pelo secretário-geral, Murillo Lopes.