



Por despacho conjunto do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, datado de 4 de Abril, foi oficializada a nomeação de Paulo Frischknecht como presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto (FD).
O ex-líder da Federação Portuguesa de Natação, que sucede no cargo a Carlos Marta, já se encontrava na prática a liderar a FD desde o dia 15 de Março.
Apesar desta nomeação oficial, em Portugal, Frischknecht continuará a desempenhar as funções de consultor técnico na Liga Europeia de Natação (LEN), após quatro anos como director executivo da LEN.
O mestre Paulo Marcolino mantém-se na FD como director-geral.
Os contratos-programa de preparação olímpica e paralímpica, tendo por horizonte Tóquio 2020, foram formalizados publicamente no decurso de uma cerimónia grandiosa na nave do Centro de Alto Rendimento (CAR) de atletismo, no Jamor, na presença do primeiro-ministro, António Costa, que se fez acompanhar pelos ministros da Educação e da Saúde, pelo secretário de Estado da Juventude e dos Desporto e, ainda, pela secretária de Estado da Inclusão.
Atletas como Telma Monteiro, Fernando Pimenta, David Rosa e Luís Gonçalves, por exemplo, fizeram questão de comparecer, para além de João Rodrigues (Comissão dos Atletas Olímpicos).
O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, recebeu na passada sexta-feira (16 de Março) a Direção do CNID.
A reunião serviu para a nova Direção apresentar cumprimentos e dar conta de algumas ideias do seu programa, que tem como objetivo principal a defesa do prestígio dos jornalistas desportivos, através de mais informação, mais formação e mais contactos internacionais.
Alguns projetos, como a criação do “site” Campeões de Portugal, que reúna todos os campeões nacionais das diferentes modalidades, foi uma das ideias avançadas.
João Paulo Rebelo foi convidado para a cerimónia da entrega dos prémios CNID, que habitualmente se realiza no dia seguinte ao final da I Liga de futebol.
A Direção do CNID esteve representada na reunião com o Secretário de Estado da Juventude e Desporto por Manuel Queiroz (presidente), Mário Martins (vice-presidente financeiro) e Murillo Lopes (secretário-geral).
A Cidade do Futebol, na Avenida das Selecções, ao Vale do Jamor (Oeiras), foi o palco escolhido para a apresentação da segunda obra da colecção “Livros da FPF”, desta feita numa parceria com a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM). Com o sugestivo título “Contas de Cabeça”, é umtrabalho da autoria de Cristina Silva e Helder Pinto, que inclui 50 desafios matemáticos relacionados com o futebol.