Até 4 de Novembro pode candidatar-se aos AIPS Awards, os prémios da Associação Internacional da Imprensa Desportiva a que já concorreram mais de cinco mil jornalistas de 160 países desde 2018. O CNID é membro da AIPS desde 1966 e a AIPS acabou de festejar os seus 100 anos durante os Jogos Olímpicos de Paris. O primeiro prémio é de 8 mil dólares, o segundo 3 mil e o terceiro 2 mil dólares.
A participação é aberta a todos os jornalistas profissionais, incluindo fotógrafos, videógrafos, podcasters, produtores e realizadores de cinema. Até 4 de novembro, às 22h CET. Mas quanto mais cedo melhor, porque são muitos trabalhos )no ano passado 18000). Há todo um processo que passa pelo Comité Executivo da AIPS e depois um júri de jornalistas consagrados e que é exigente. Todos os trabalhos devem ter sido publicados entre 5 de Novembro de 2023 e 4 de Novembro de 2024. Podem ser submetidos em qualquer língua, sendo recomendado que se entregue também uma tradução em Inglês, que é a língua oficial dos AIPS Awards.
Há oito categorias principais: dois de fotografia (Foto de ação e portfolio), dois para escrita (Melhor Coluna e Melhor Reportagem), um para audio, três para video (curta metragem, Perfil de atleta e Documentário).
Há ainda uma outra categoria à parte, a do Jovem Repórter, para os jovens nascidos até 1 de Janeiro de 1994 – ou seja, até aos 30 anos. São três prémios diferentes para os jovens, que não têm prémio em dinheiro, mas em bolsa de estudo.
Todos os pormenores podem ser consultados em https://www.aipsawards.com/single-news?id=20321.
Cada concorrente pode submeter dois trabalhos, mas nos jovens repórteres só um é admitido.
Concorram, porque os AIPS Awards são único prémio mundial de Jornalismo na área do desporto e é também uma forma de nos ajudar a perceber todos onde estamos.